Conheça mais sobre nosso propósito
Acreditamos no poder da digitalização para aproximar pessoas, desenvolver negócios e contribuir para um país cada vez mais conectado.
Queremos que as oportunidades que o mundo digital oferece sejam universais, contribuindo como uma força positiva para a transformação individual das empresas e da sociedade.
Nosso propósito, Digitalizar para Aproximar, reforça o compromisso de promover impacto positivo a partir da digitalização, com a tecnologia como ferramenta de transformação social e ambiental.
- Estratégia ESG
- Ambiental
- Social
- Governança
FAQ ESG
Atualmente, a Telefônica Brasil conta com 12 membros em seu Conselho de Administração, sendo que 8 deles são independentes (83,3%) e 4 são mulheres (33,3%).
Desde 2019, 20% da remuneração variável de curto prazo de executivos e funcionários está vinculada a metas de reputação, NPS, emissões de GEE e mulheres na liderança. Em 2022, foi anunciado um Novo Plano de Incentivos de Longo Prazo, que inclui ações teóricas (phantom shares) da Companhia, tendo indicadores de mudanças climáticas entre os critérios de avaliação.
Demonstrando como a sustentabilidade está relacionada a sua estratégia de negócios e visão de longo prazo, a Companhia emitiu R$ 3,5 bilhões em Sustainability-Linked Bonds (SLBs), instrumento de dívida vinculado ao atingimento de metas ESG. As metas assumidas dizem respeito a ações internas voltadas para a promoção da diversidade e uma economia de baixo carbono. Os compromissos preveem, até 2027: (i) Atingir um número maior ou igual a 30% de negros em cargos de liderança; (ii) Reduzir 40% as emissões diretas de gases de efeito estufa em relação a 2021. Mais detalhes sobre estes compromissos estão disponíveis no Sustainability-Linked Financing Framework da Telefônica Brasil.
Ao promover a digitalização, a Telefônica Brasil aproxima pessoas, empresas e sociedade, contribuindo para transformar vidas e negócios. Ciente dos benefícios da conectividade, em 2022, a empresa investiu R$ 9,5 bilhões direcionados principalmente ao fortalecimento de sua rede móvel e na expansão da rede fibra. Visando promover desenvolvimento social e inclusão, a empresa possui ainda soluções em saúde (Vale Saúde), educação (Vivae), bancarização e acesso ao crédito (Vivo Pay e Vivo Money). A digitalização também faz parte do propósito da Fundação Telefônica Vivo, que beneficia mais de 2 milhões de pessoas por ano e tem como um de seus focos o desenvolvimento de habilidades digitais com professores e alunos de escolas públicas.
A Telefônica Brasil desenvolve o Programa Vivo Diversidade, com comitê exclusivo e ações para ampliar a inclusão e representatividade de quatro grupos principais: gênero, raça, LGBTI+ e pessoas com deficiência. A empresa está comprometida com as seguintes metas até 2025: (i) 38% de mulheres em cargos de liderança; (ii) 30% de negros em cargos de liderança; (iii) 8% de colaboradores autodeclarados LGBTI+. Para atingir esses objetivos, a Telefônica Brasil conta com grupos de afinidade, programas exclusivos de desenvolvimento, práticas específicas de recrutamento e seleção, além de ações de letramento e conscientização para gestores e colaboradores.
A Telefônica Brasil tem o compromisso de seguir altos padrões de privacidade e segurança. Clientes podem acessar mais informações sobre o tratamento de dados, exercícios de direitos e detalhes sobre as práticas de gestão da empresa por meio do Centro de Privacidade e Política Local de Privacidade. Já a estratégia de segurança digital é monitorada pela alta administração por meio de: (a) uma estrutura de gestão dedicada com Chief Security Officer (CSO) e Chief Information Security Officer (CISO), (b) um Comitê Executivo de Riscos de Segurança Digital, e (c) a revisão periódica da estratégia de segurança digital por um diretor independente do Conselho de Administração.
A Telefônica Brasil trabalha continuamente para dissociar o crescimento de seus serviços com suas emissões de carbono. Considerando os escopos 1 e 2 (abordagem escolha de compra), a empresa demonstra uma queda contínua no indicador de emissões de CO2 por receita, conforme a seguir: (i) 2020 – 1,81 tCO2e/R$ Milhões; (ii) 2021 – 1,43 tCO2e/R$ Milhões; (iii) 2022 – 0,67 tCO2e/R$ Milhões.
O principal objetivo climático da Telefônica Brasil é alcançar emissões líquidas zero até 2040, incluindo as emissões da cadeia de valor – compromisso Net Zero. Além disso, a Companhia definiu objetivos intermediários, que incluem reduzir as emissões em 90% dos escopos 1 e 2 até 2030 e neutralizar as emissões restantes desses escopos através de soluções baseadas na natureza a partir de 2025. O plano de descarbonização da Telefônica Brasil considera objetivos no curto (2025), médio (2030) e longo prazo (2035) validados pela iniciativa SBTi. O detalhamento destas metas, bem como ações para atingi-las estão disponíveis do Plano de Ação Climática da Companhia.
A Telefônica Brasil implementa importantes padrões e certificações: ISO 26000 (Responsabilidade Social); ISO 27001 (Seg. da Informação) para os seguintes processos do programa de segurança digital (Vivo Segura): Gestão de Vulnerabilidades (GVUL), Managed Detection and Response (MDR), Segurança de Aplicações (AppSec) e Monitoramento de Proteção de Dados; DSC 10000 (Compliance); ISO 14001 (Ambiental); ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional) e ISO 50001 (Energia).