Estrutura de Governança

O nosso Conselho de Administração é composto por 12 membros eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas para um mandato de três anos, sendo permitida a reeleição. Este órgão é auxiliado por três comitês não estatutários.

Nossa estrutura também conta com uma Diretoria Estatutária composta por cinco membros, eleitos pelo Conselho de Administração, para um mandato de três anos, sendo permitida a reeleição.

A Companhia também possui um Conselho Fiscal, de caráter permanente, formado por três membros efetivos e três membros suplentes, eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, para um mandato de um ano, sendo permitida a reeleição.

 

Diretoria Estatutária

Christian Mauad Gebara

Diretor Presidente

David Melcon Sanchez-Friera

CFO e Diretor de Relações com Investidores

Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira

Secretário Geral e Diretor Jurídico

Ricardo Guillermo Hobbs

Vice-Presidente de Estratégia, Novos Negócios e IA

Alex Martins Salgado

Vice-Presidente de Negócios

Conselho de Administração

Eduardo Navarro de Carvalho Presidente do Conselho de Administração

É Presidente do Conselho de Administração, Presidente do Comitê de Qualidade e Sustentabilidade e membro do Comitê de Nomeações, Vencimentos e de Governança Corporativa da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) Chief of Corporate Affairs and Sustainability Officer da Telefónica, S.A. (desde setembro/2021); (ii) membro do Comitê Executivo da Telefónica S.A. (desde setembro/2012); e (iii) Patrono Nato da Fundación Telefónica (desde setembro/2012). Ocupou os seguintes cargos: (i) Chief of Strategy and Corporate Affairs Officer da Telefónica, S.A. (até setembro/2021); (ii) Communications, Corporate Business, Trademark and Sustainability Officer da Telefónica Group (até fevereiro/2020); (iii) Diretor Presidente da SP Telecomunicações Participações Ltda. (até janeiro/2019); (iv) Diretor Presidente da POP Internet Ltda. e do Terra Networks Brasil Ltda. (até janeiro/2019), e Innoweb Ltda. (antiga denominação social da Recicla V Comércio e Reciclagem de Sucatas e Metais Ltda.) (até janeiro/2019); (v) Presidente do Conselho Curador da Fundação Telefônica (até dezembro/2019; (vi) Diretor da Conexis (até julho/2019); (vii) Presidente do Conselho de Administração da Telefônica Factoring do Brasil Ltda. (até fevereiro/2019); (viii) Diretor Presidente da Companhia (até dezembro/2018); (ix) Diretor Presidente da Telefônica Data S.A. (até novembro/2018); e (x) Conselheiro da Telefónica Audiovisual Digital (até abril/2018). É formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Christian Mauad Gebara Membro

É Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) Presidente do Conselho Curador da Fundação Telefônica (desde dezembro/2019); (ii) Diretor Presidente da Telefônica Infraestrutura e Segurança Ltda. (desde setembro/2019); POP Internet Ltda. (desde janeiro/2019); Terra Networks Brasil Ltda. (desde janeiro/2019); Recicla V Comércio e Reciclagem de Sucatas e Metais Ltda. (desde janeiro/2019); e (iii) 1º Vice-Presidente da Diretoria Estatutária do Conexis (desde julho/2019). Ocupou os seguintes cargos: (i) Diretor Presidente da Garliava RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A. (até fevereiro/2023); da SP Telecomunicações Participações Ltda. (até outubro/2022); e da Telefônica Data S.A. (até novembro/2018); (ii) Presidente do Conselho de Administração da Telefônica Factoring do Brasil Ltda. (até setembro 2022); e (iii) Chief Operating Officer da Companhia (até dezembro/2018). É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e com MBA pela Graduate School of Business da Universidade de Stanford.

Alfredo Arahuetes García Membro Independente

É membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria e Controle da Companhia. Também ocupa o seguinte cargo: membro do Conselho Acadêmico do Fórum da Economia da Água – Universidade de Alcalá de Henares e Universidade de Granada (España) (desde fevereiro/2016). Ocupou os seguintes cargos: (i) Professor Ordinário (Titular) de Economia Aplicada do Departamento de Economia, Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais (ICADE) – Universidade Pontificia Comillas (Madrid, Espanha) (até agosto/2022); (ii) Diretor Adjunto da Cátedra de América Latina, Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais (ICADE) – Universidade Pontificia Comillas (Madrid, Espanha) (até agosto/2022); (iii) Pesquisador Sênior da Real Instituto Elcano (Madrid, Espanha), (até junho/2022); (iv) membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano (Madrid, España) (até fevereiro/2020); (v) Pesquisador Associado Visitante do Latin American Center, St. Antony´s College – University of Oxford (até dezembro/2018); e (vi) membro do Comitê de Doutorado, Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais (ICADE) – Universidade Pontificia Comillas (Madrid, España) (até março/2018). É licenciado em Direito pela Universidade de Deusto/Bilbao, España (1973-1978); Licenciado em Ciências Econômicas e Empresariais, Universidade Pontificia Comillas/ Madrid, España (1973-1979); Pós-graduado (Mestrado) em Planejamento Geral e Política Econômica, Comissão Econômica para América Latina e o Caribe – Instituto Latinoamericano de Planificación Económica y Social (CEPALILPES)/Santiago de Chile, Chile (1981); Pós-graduado (Mestrado) em Economia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp/São Paulo, Brasil (1983-1984); Doutorado em Ciências Econômicas e Empresariais, Universidade Pontificia Comillas/Madrid, España (1996).

Ana Theresa Masetti Borsari Membro Independente

É membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Nomeações, Vencimentos e de Governança Corporativa da Companhia. Também ocupa o seguinte cargo: Responsável pela Experiência Profissional do Cliente em nível global do Grupo Stellantins (Peugeot, Citroen, Fiat, Jeep, RAM) (desde maio/2021). Ocupou o seguinte cargo: Diretora Geral da Peugeot Citroen Automóveis do Brasil (Peugeot, Citroën e DS – Groupe PSA) (até abril/2021). É formada em Direito pela Universidade de São Paulo e é Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo.

Andrea Capelo Pinheiro Membro Independente

É membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Qualidade e Sustentabilidade da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) Conselheira do FGC – Fundo Garantidor de Crédito (desde agosto/2022); (ii) membro fundadora do Fundo Dona de Mim (desde setembro/2021); (iii) Embaixadora da Endeavor (desde setembro/2019); e (iv) Diretora da Fundação Bienal de São Paulo (desde janeiro/2019). Ocupou os seguintes cargos: (i) Sócia Fundadora e COO da BR Partners (até abril/2021); e (ii) Conselheira da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) (até abril/2021). É formada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) (1990) e possui MBA em Administração de Empresas, com foco em Finanças pela Stern School of Business, Universidade de Nova York (EUA) (1994-1996).

Denise Soares dos Santos Membro Independente

É membro do Conselho de Administração da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) membro independente do Conselho de Administração da Raia Drogasil (desde maio/2021); (ii) membro do Conselho Consultivo pro-bono da GK Ventures (desde março/2021); e (iii) CEO do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (desde abril/2013). Ocupou o seguinte cargo: (i) membro independente do Conselho de Administração da Inspiralli – Grupo Ânima (até fevereiro/2023). É formada em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo – FEI e Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, possui MBA pela São Paulo Business School/Universidade de Toronto, e Executive Learning Program pela Universidade Babson.

Francisco Javier de Paz Mancho Membro Independente

É membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Nomeações, Vencimentos e de Governança Corporativa da Companhia. Empresas integrantes do grupo econômico do emissor: É membro do Conselho de Administração da Telefónica S.A., da Telefónica Audiovisual Digital, S.L.U, e membro do Conselho Consultivo da Telefónica de España e Telefónica Hispanoamérica, setor de telecomunicações. Foi Presidente do Conselho de Administração da Telefónica Ingenieria de Seguridad S.A., setor de sistemas e serviços de segurança (julho/2016 – dezembro/2021); membro do Conselho de Administração da Telefónica Móviles Argentina S.A., setor de telecomunicações (abril/2018 – abril/2021), Pegaso PCS, S.A. de CV, setor de telecomunicações (julho/2020 – maio/2021) e Telefónica Móviles México S.A, setor de telecomunicações (setembro/2016 – julho/2020). Formado em Informação e Publicidade em Estudos de Direito pelo Programa de Gestão de Executivos da IESE (Universidad de Navarra).

Ignácio Moreno Martínez Membro Independente

É membro do Conselho de Administração da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) Consultor Sênior da PJT Partners (desde junho de 2022); (ii) membro do Conselho Consultivo da Telefónica, S.A. (desde janeiro/2022); (iii) membro do Conselho de Administração da Spear Investments 1 (desde novembro/2021); (iv) membro do Conselho de Administração da Ontime Corporate Union (desde dezembro/2020); (v) Diretor da General Alquiler de Maquinaria S.A. (desde setembro/2019); (vi) membro do Conselho de Administração da Roadis Transportation Holdings SLU (desde novembro/2018); (vii) Presidente do Conselho de Administração da Metrovacesa S.A. (desde outubro/2012). Ocupou os seguintes cargos: (i) Consultor Sênior da Apollo Investment Consulting Europe ltd. for Spain (até março/2022); e (ii) membro do Conselho de Administração da Telefónica S.A. (até dezembro/2021). É formado em Economia e Estudos do Negócio pela University of Bilbao e possui MBA pela INSEAD.

Jordi Gual Solé Membro Independente

É membro do Conselho de Administração da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) membro do Conselho Consultivo da Telefónica, S.A. (desde março/2022); (ii) Associado de OXERA Consulting LLP, Londres (desde março/2022); (iii) membro do Conselho Consultivo do Instituto Español de Analistas Financeiros (desde janeiro/2022); (iv) “SUERF Fellow” da The European Money and Finance Forum (desde setembro/2021); (v) Presidente do Conselho de Administração não executivo da VidaCaixa (desde abril/2021); e (vi) membro dos Conselhos Curadores da Fundación CEDE (desde setembro/2016) e da Institución Cultural del CIC (desde setembro/2014). Ocupou os seguintes cargos: (i) membro do Conselho de Administração da Telefónica S.A., (até dezembro/2021); (ii) membro do Conselho Consultivo do Erste Group Bank (até dezembro/2021); (iii) Presidente do Conselho de Administração da FEDEA (até junho/2021); (iv) Presidente do Conselho de Administração do CaixaBank (até março/2021); e (v) membro do Conselho de Administração da Repsol (até setembro/2018). É licenciado em Economia e Ciências Empresariais pela Universidad de Barcelona (1979) e possui PhD em Economia pela University of California – Berkeley (1987).

José María Del Rey Osorio Membro Independente

É membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria e Controle da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) membro do Comitê de Auditoria e Controle da Telefónica del Perú (desde abril/2018); e (ii) membro del Directorio da Telefónica del Perú (desde março/2018). Ocupou os seguintes cargos: (i) economista no Servicio de Estudios Económicos de EDES E INITEC; e (ii) economista em empresas pertencentes ao Instituto Nacional de Industria (INI) e na direção de planejamento de corporação do INI. É formado em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Autónoma de Madrid.

Juan Carlos Ros Brugueras Membro Independente

É membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria e Controle da Companhia. Também ocupa o cargo de membro do Conselho Consultivo da Telefónica Hispanoamérica S.A. (desde junho/2021). É sócio do escritório de advocacia Brugueras, Alcantara & García Bragado sediado em Madrid/Espanha (desde 2013). É formado em Direito pela University of Barcelona (1985)

Solange Sobral Targa Membro Independente

É membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Qualidade e Sustentabilidade da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) membro do Conselho Consultivo da WCD Brasil – Women Corporate Directors (desde março/2022); (ii) membro do Conselho Consultivo do Conselho Regional (Campinas) do Capitalismo Consciente Brasil (desde maio/2021); (iii) membro do Comitê Consultivo de Diversidade do Itaú (desde maio/2021); (iv) co-líder do Comitê ESG da CI&T (desde dezembro/2020); (v) colunista do Meio&Mensagem (desde setembro/2020); e (vi) Vice-Presidente Partner da CI&T (desde junho/2018). Ocupou os seguintes cargos: (i) membro do Conselho de Administração da Unidas (até junho/2022); e (ii) Diretora Executiva de Negócios da CI&T (até maio/2018). É formada em Ciências da Computação pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos (1991-1994) e possui Mestrado em Ciências da Computação, pela UNICAMP – Universidade de Campinas (1995-1997).

Conselho Fiscal

Gabriela Soares Pedercini Membro Efetivo

É membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. Outras sociedades ou organizações do terceiro setor: É membro titular do Conselho Fiscal do Banco ABC Brasil S.A., setor bancário (desde abril/2022). Atua também como Engenheira de Projetos e Obras da GASMIG – Companhia de Gás de Minas Gerais, setor de distribuição de gás (desde novembro/2013). Foi membro titular do Conselho Fiscal do IRB Brasil RE – Instituto de Resseguros do Brasil, setor de resseguros (março/2019 – julho/2020). Formada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e possui MBA Finanças, pelo Instituto Brasileiro de Capitais – IBMEC (2017).

Luciana Doria Wilson Membro Efetivo

É membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) membro do Conselho Fiscal da Mills Locação, Serviços e Logística S.A. (desde abril/2023); (ii) membro do Conselho da Stanford Woman of Impact Network (WIN) (desde setembro/2022); (iii) membro do Conselho de Administração da Alliance of International Corporate Advisors (AICA) (desde maio/2022); (iv) coordenadora e membro do Comitê de Auditoria da Priner S.A. (desde janeiro/2020); (v) Presidente e membro do Conselho Fiscal da Fleury S.A. (desde abril/2019); (vi) membro suplente do Conselho Fiscal da Anima Educação S.A. (desde abril/2019); (vii) membro do Conselho Fiscal da Eztec Empreendimentos e Participações S.A. (desde abril/2018); e (viii) sócia-diretora da Managrow – São Paulo/Brasil (desde março/2016). Ocupou os seguintes cargos: (i) membro suplente do Conselho Fiscal da Enel S.A. (até abril/2022); (ii) coordenadora e membro efetivo do Conselho Fiscal da Smartcoat S.A. (até maio/2021); e (iii) membro suplente do Conselho Fiscal da Camil Alimentos S.A. até julho/2019). É formada em Ciências Contábeis pela FIPECAFI -USP; Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP; possui Mestrado em Finanças e Economia Empresarial pela São Paulo Business School, e Educação Executiva -Stanford Lead Certificate Program – Corporate Innovation pela Stanford Business School.

Stael Prata Silva Filho Membro Efetivo

É membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) membro do Conselho Deliberativo da Sistel, Sociedade de Previdência Complementar dos ex-empregados do grupo Telebrás (desde 1998). Ocupou os seguintes cargos: (i) membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia (até abril/2023); e (ii) Membro do Conselho Deliberativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar (até março/2023). É formado em Administração de Empresas (Faculdade Luzwell), com cursos de especialização em Gestão de Telecomunicações – Telia Academy AB – Sweden e Master em Gestão Empresarial pelo IESE Business School – Barcelona.

Alexandre Pedercini Issa Membro Suplente

É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Também ocupa os seguintes cargos: (i) membro titular do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Brasília S.A. – CEB (desde 2022); (ii) membro titular do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S.A. – BANDES (desde 2021); (iii) membro titular do Conselho Fiscal da COMGÁS – Companhia de Gás de São Paulo S.A. (desde 2020); (iv) membro titular do Conselho Fiscal da CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento S.A. (desde 2020); e (v) membro do Conselho de Administração da São Paulo Turismo S.A. (desde 2018). Ocupou os seguintes cargos: (i) membro titular do Conselho de Administração do Banco da Amazônia S.A. – BASA (até 2021); (ii) membro titular do Conselho Fiscal da Cia. de Saneamento do Estado de São Paulo S.A. – SABESP (até 2020); e (iii) membro titular do Conselho Fiscal da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA (até 2018). É formado em Administração pela Faculdade Milton Campos (2004) e possui MBA – Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Fumec (2012). Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC na Modalidade CCIe.

Charles Edwards Allen Membro Suplente

É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Ocupou o seguinte cargo: membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia (até abril/2023). É Mestre em Economia do Meio Ambiente pela Universidade Mackenzie. Pós-graduado em Administração Financeira/Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas São Paulo – FGV (CEAG) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP São Paulo

Cremênio Medola Netto Membro Suplente

É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Também ocupa o seguinte cargo: gestor da Pousada Girassol Monte Verde Ltda. (desde o ano de 2000). Ocupou o seguinte cargo: membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia (até abril/2023). É formado em Ciências Econômicas pela Faculdade Metropolitana Unidas – FMU (1971), tendo realizado cursos de: (a) MBA na área de Projetos e Planejamento, na FIPE da Universidade de São Paulo – USP (1973); (b) MBA em Gestão Empresarial na FIA da Universidade de São Paulo – USP (2005); e (c) Curso de especialização em Gestão de Telecomunicações, IPTM-International Programm on Telecommunications Management, no Centro de Treinamento da Telia, em Kalmar/Suécia (1997).