newsletter port eng

Estamos comprometidos em ajudar a sociedade a alcançar um futuro mais sustentável, igualitário e justo. Nossa atuação está baseada no cuidado com o meio ambiente, na responsabilidade social e na adoção das melhores práticas de governança corporativa.

Temos o propósito de “Digitalizar para Aproximar” e decidimos cumprir este propósito da forma mais responsável possível, por isso, estamos sempre em busca de oportunidades que tornem nossa operação mais sustentável e reduzam nosso impacto na sociedade e no meio ambiente como forma de contribuirmos para uma economia mais inclusiva e de baixo carbono.

Faz parte do nosso compromisso proporcionar a conectividade e tecnologias necessárias para às pessoas tenham a oportunidade de atingir seu máximo potencial - se educarem, se comunicarem, terem entretenimento e empreenderem. Buscamos sempre oferecer a melhor experiência para os nossos clientes.

Cientes da nossa responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebemos, contamos, desde 1999, com a Fundação Telefônica Vivo, que tem como foco de atuação a educação, criando soluções para educadores e estudantes frente aos desafios da transformação digital.

Entendemos que esse processo de transformação da sociedade deve ocorrer de dentro para fora. Acreditamos que valorizar a diversidade faz a diferença para a sociedade e gera mais resultados para a empresa, na medida em que grupos heterogêneos favorecem a inovação e produtividade, e tornam o ambiente de trabalho cada vez melhor, ampliando o bem-estar e qualidade de vida dos nossos colaboradores.

Temos como compromisso promover o desenvolvimento sustentável em toda a nossa cadeia de valor, disseminando nossos princípios e valores para os nossos fornecedores e parceiros. Para isso ser possível, sabemos da importância de estarmos próximos dos nossos fornecedores e apoiá-los na busca pela redução de riscos socioambientais e na adoção de boas práticas de gestão e de sustentabilidade.

Somos uma companhia de capital aberto com ações listadas na B3 (B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão) e na NYSE (The New York Stock Exchange) e comprometida com elevados padrões de Governança Corporativa.

Indicadores

Meio ambiente 2021 2020 2019 2018
Intensidade de emissões de gases de efeito estufa por tráfego (tCO2 e/Pb) 1.2 2.1 2.8 7.1
Energia elétrica renovável adquirida consumida nas operações 100% 100% 100% 44%
Total de resíduos reciclados ou enviados para reúso (toneladas) 27,592.90 14,800.10 10,043.10 9,021.90
 
Social 2021 2020 2019 2018
Evolução anual do NPS (Net Promoter Score) + 1 p.p. + 1 p.p. + 2 p.p. - 1 p.p.
Satisfação do cliente - serviços móveis (Pesquisa Anatel) 7.64 7.62 7.46 7.4
Pessoas beneficiadas pela Fundação Telefônica Vivo (milhões) 2.7 2.4 1.5 1.8
Taxa de rotatividade dos colaboradores 23.60% 13.90% 19.80% 21.10%
Taxa de rotatividade voluntária dos colaboradores 9.7% 4.50% 5.90% 5.80%
% de vagas preenchidas por candidatos internos (contratações internas) 38% 16% 24% 21%
Média de horas de treinamento por colaborador 86.7 49.45 77.22 35.53
% de mulheres no total de colaboradores 43.02% 42% 42% 42%
% de mulheres em cargos diretivos 29.73% 25% 23% 19%
Frequência média de interrupção da rede 1.75 1.74 - -
Duração média da interrupção da rede 0.08 0.08 - -
 
Governança Corporativa 2022¹ 2021 2020 2019
% de membros independentes no Conselho de Administração 82% 67% 67% 67%
% de mulheres no Conselho de Administração 33% 25% 25% 25%
Quantidade de membros no Conselho de Administração 12 12 12 12
Número de mulheres no Conselho de Administração 4 3 3 3
Proporção entre a remuneração anual total do Diretor-Presidente e a remuneração média dos demais empregados  - 101,35 - -
 

¹Considerando a eleição do Conselho de Admintração realizada em abril 2022.

Atualizado em 12 de julho de 2022.