Sustentabilidade

“Digitalizar para aproximar” é o nosso propósito, sustentado em quatro pilares estratégicos: Tem Vivo pra Tudo, Tem Tudo na Vivo, DNA Vivo e Vivo Sustentável.

Com o #Vivosustentável, nosso quarto pilar, desenvolvemos ações, práticas e iniciativas que promovem o bem-estar da sociedade. Nossa atuação em Sustentabilidade está baseada no equilíbrio econômico, ambiental e social. No econômico, mantemos uma empresa de capital aberto com resultados consistentes e que emprega 33 mil colaboradores diretos em todo o Brasil.

No âmbito social, a Fundação Telefônica Vivo completou 20 anos de atuação em 2019, beneficiando 66 mil educadores em capacitação digital, com impacto em 1,5 milhão de alunos em 745 escolas públicas. Também desenvolveu 162 mil jovens em formação qualificada sobre empreendedorismo social ao criar soluções e oportunidades para eles e suas comunidades por meio do pensamento digital. Inovando novamente, no ano passado, a Fundação viabilizou a chegada da “42” em São Paulo, uma iniciativa pioneira na América Latina e de origem europeia, voltada à formação disruptiva de programadores de dados, totalmente gratuita.

Na questão ambiental, 100% da nossa energia passou a ser proveniente de fontes renováveis. Reduzimos em mais de 50% nossas emissões em termos absolutos em 2019, superando os objetivos globais de 2025 e ainda compensamos 100% das emissões restantes. No programa Recicle com a Vivo, fomos pioneiros na logística reversa de eletrônicos. Desde 2006 coletamos mais de 110 toneladas de celulares, carregadores e baterias sem uso, estimulando o descarte ecológico desses materiais.

Também atingimos a reciclagem de mais de 62 mil toneladas de resíduos eletrônicos e cabos de nossa operação nos últimos sete anos. Além disso, aparelhos usados e em funcionamento podem ser trocados por novos devices com descontos especiais através do Vivo Renova. E ainda mantivemos a participação na Carteira do ISE 2019 (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 pelo 8º ano consecutivo.

Além disso, continuamos também engajados em iniciativas internacionais como o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), tão importantes para reforçarmos os nossos compromissos com a sociedade. Todas essas iniciativas estão e serão ainda mais refletidas em nosso DNA.

Atualizado em 19 de fevereiro de 2020.